Tons maiores e menores
Começemos com Yesterday. Uma das mais famosas canções escritas por Paul McCartney fez parte do álbum Help!, era a primeira vez que apenas um Beatle participava de uma música, e ela era muito diferente das que a banda vinha lançando antes, sem pegada muito Rock'n'Roll, Yesterday era doce e delicada, tinha cordas, e sem guitarras em alto volume. Algo curioso, é que Paul sonhou com a melodia e acordou com ela na cabeça, sem acreditar muito naquilo, ele a tocou para várias pessoas para ver se alguém reconhecia, pois tinha medo de ser um plágio inconsciente. Mas não era. Algum tempo depois McCartney fez a letra e gravou uma das canções que viriam a ser uma das mais conhecidas do grupo musical.
Here Comes the Sun abre o lado B do Abbey Road, e podemos dizer assim, com a energia lá em cima... A música composta por George Harrison não podia ter uma origem mais literal: a escreveu durante uma manhã ensolarada de primavera. Assim como Yesterday, Here Comes the Sun também possui uma melodia muito bonita e delicada, apesar de serem músicas completamente diferentes.
Mas e a física?
Yesterday foi composta no tom de Ré menor, enquanto Here Comes the Sun em lá maior. As músicas em tons menores geralmente são mais tristes, mais melancólicas, enquanto as em tons maiores são mais alegres, mais "pra frente". Isso se deve ao fato de que as notas menores possuem a terça (terceira nota do acorde) meio tom abaixo, ou seja, uma das notas do acorde é um pouquinho mais grave, possuindo uma frequência menor, tornando o som do acorde um pouco mais triste, menos "brilhante", e isso faz toda a diferença numa música. Conseguiu notar a diferença entre as duas?
Comments