Aumento da frequência de rotação
De autoria de Paul McCartney e lançada no Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band a música foi composta muito antes do álbum, durante a adolescência de McCartney e executada diversas vezes nos bares de Hamburgo, mas só foi parar em um álbum em 1967. O compositor pensava nela como uma música dos anos 20 e 30, e a fez com seu pai em mente, que havia sido músico nessa época, uma coincidência é que Paul a escreveu quando seu pai tinha por volta de 55 anos, mas ela foi lançada justamente quando ele tinha 64. A letra é como uma carta de um jovem a uma pretendente querendo saber se ela ainda o amará quando ele for "velho" e tiver 64 anos.
Mas e a física?
Em Blue Jay Way a música foi desacelerada a fim de produzir um som mais grave, aqui em When I'm Sixty-Four a música foi acelerada, o que fez com que a frequência aumentasse, produzindo um som mais agudo do que o gravado. Segundo Geoff Emerick, engenheiro de som no álbum: "Durante a mixagem, Paul também pediu que a faixa fosse bastante acelerada – quase aumentando em um semitom – para que sua voz soasse mais jovem, como o adolescente que ele era quando escreveu a canção."
Para nossa sorte, na versão comemorativa de 50 anos do Sgt. Peppers foi lançado um take na velocidade original, confira abaixo e compare as duas versões. Obs.: No take não há a presença dos overdubs de clarinetes. Conseguiu notar as diferenças?
Comments