As diferentes oitavas
The Night Before é a segunda música do álbum Help!, lançado em 1965. Não se sabe se a letra fala da relação entre Paul McCartney, autor da música, e Jane Asher, sua então namorada, ou se é uma situação inventada. A canção também fez parte do filme Help! que foi feito para a divulgação do álbum.
Mas e a física?
Em entrevista, John Lennon comentou sobre o solo de guitarra "Paul e George estavam tocando exatamente a mesma coisa, mas em oitavas diferentes". Em cada instrumento músical as notas se repetem só que com frequências diferentes. Peguemos o exemplo de um violão na afinação padrão que da sexta para a primeira corda é E(mi) A(lá) D(ré) G(sol) B(sí) E(mi). Isso quer dizer que se tocarmos a sexta corda solta, sem segurar em nenhuma casa, emitiremos a nota E. Ao passo que vamos apertando as notas nas casas do braço do violão as notas vão crescendo: depois do E vem o F, depois o F#, depois o G, G#, A e por aí vai. Quando seguramos a corda na décima segunda casa, na sexta corda, vem o E de novo. Só que dessa vez uma oitava acima, algo interessante, é que a frequência do E com a corda solta é de aproximadamente 330 Hz, enquanto segurado na décima segunda casa é de 660 Hz, ou seja, uma oitava acima tem exatamente o dobro da frequência da oitava abaixo, e por consequência metade do comprimento de onda, lembrando que a velocidade de propagação de uma onda só muda quando ela muda o meio de propagação.
Ouça novamente o solo de guitarra de The Night Before e note como são as mesmas notas tocadas em oitavas diferentes. Na época era preciso tocar duas vezes, hoje temos equipamentos que fazem esse efeito.
Comments