top of page
Foto do escritorLuiz Eduardo Bif

Back in the U.S.S.R.

A utilização do efeito Doppler na faixa.



Em novembro de 1968, foi lançado o álbum The Beatles, mais conhecido como White Album, ou álbum branco, devido a sua capa ser completamente branca com apenas o nome da banda em alto relevo. O disco já é aberto com a surpreendente Back in the U.S.S.R. que contava a história de alguém que estava muito feliz por sair dos Estados Unidos e voltar para sua terra natal, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas: "Flew in from Miami Beach B.O.A.C.; Didn't get to bed last night; On the way the paper bag was on my knee; Man, I had a dreadful flight; I'm back in the U.S.S.R.; You don't know how lucky you are, boy; Back in the U.S.S.R. (Yeah!)"

A música fazia claras referências as músicas Back in the U.S.A. de Chuck Berry, e de California Girl dos Beach Boys. Paul McCartney, o compositor dessa música fez uma "versão soviética" dessas duas músicas, mas não é só na letra que as referências aparecem, as vocalizações utilizadas na música dos Beatles lembrava muito as que os Beach Boys usavam, sem contar na levada Rock'n'roll da música, típica dos sons de Berry.


Mas e a física?


Quando uma fonte sonora está em movimento em relação a um observador, a frequência percebida pelo observador é diferente da emitida pela fonte. Quando a fonte e o observador se aproximam, a frequência percebida é maior do que a real, ou seja, ouvimos sons mais agudos do que de fato está sendo emitido. E quando a fonte e o observador se afastam, a frequência percebida é menor do que a real, caracterizando um som mais grave. Esse fenômeno é conhecido como Efeito Doppler, ou Efeito Doppler-Fizeau, em homenagem ao dois cientistas que encontraram uma fórmula que caracteriza o efeito.

No cotidiano é comum percebermos esse efeito quando estamos parados na beira de uma estrada e os carros passam a nossa frente, percebemos sons diferentes quando se aproximam e se afastam, tente perceber isso na próxima vez que se encontrar nessa situação.

Na música do quarteto de Liverpool notamos o Efeito Doppler no avião que se aproxima e se afasta do ponto central da música durante quase toda a faixa. Conseguiu perceber?

32 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page